Tratamentos

Reabilitação Orofacial

Reabilitação Orofacial

A Fisioterapia Orofacial trata dores e disfunções musculares e articulares que afetam a face, cabeça e pescoço. Abordamos a articulação temporomandibular (ATM) que está relacionada aos músculos da face e da mastigação.

Disfunções nessa articulação (DTM) podem gerar sintomas como: estalidos ou “areia” durante os movimentos da mandíbula, bloqueio durante a abertura da boca, zumbido no ouvido e dificuldade para comer, e/ou mastigar alimentos mais consistentes.

A Fisioterapia Orofacial trata também o bruxismo, apertamento dentário, cefaléias do tipo tensional ou de origem cervical e neuralgia do trigêmeo.

Reeducação Postural Global (RPG)

Reeducação Postural Global (RGP)

A RPG é uma especialização da fisioterapia e atua em todo o corpo de uma forma global. Ela busca a causa da alteração postural e trata o indivíduo de forma individualizada, de acordo com o que ele apresenta e conforme suas características e compensações próprias.

Nas posturas específicas da RPG é feito um trabalho respiratório, alinhamento corporal, reequilíbrio de tensões musculares e alongamento de determinados grupamentos musculares, além do desenvolvimento da consciência corporal e do equilíbrio. A participação do paciente em todo o processo torna-se fundamental.

As sessões de RPG são individuais e realizadas na maioria dos casos uma vez na semana.

Stretching Global Ativo (SGA)

Reeducação Postural Global (RGP)

São auto-posturas de alongamento das cadeias musculares e mantém os mesmos princípios da Reeducação Postural Global (RPG). É um trabalho que pode ser realizado em grupo e, inicialmente, foi destinado aos esportistas.

Hoje, o SGA é aplicável e adaptado também aos problemas cotidianos do mundo do trabalho, atenuando os efeitos das sobrecargas das estruturas músculo-esqueléticas decorrentes dos movimentos de cada atividade profissional.

Nas posturas do SGA, trabalhamos alongamentos associados à respiração e consciência corporal.

Eletroestimulação Neuromuscular

Eletro estimulação neuromuscular

É uma ferramenta utilizada para restaurar funções motoras e sensoriais através do uso de diferentes tipos de corrente elétrica que produzem efeitos diversos como regeneração tecidual, cicatrização, fortalecimento muscular, drenagem de edemas, relaxamento muscular, tratamento de quadros inflamatórios e aumento da performance de atletas.

Fisioterapia pré e pós operatória

Fisioterapia pré e pós operatória

A fisioterapia pré e pós-operatória é importante e fundamental no tratamento e amenização de dores e edemas, dentre outros desconfortos provenientes do procedimento operatório, otimizando os resultados cirúrgicos.

Na fase pré-operatória, podemos auxiliar o paciente a ter um processo de recuperação mais rápida através da preparação para a cirurgia.

Na fase pós-operatória o fisioterapeuta utiliza recursos mecânicos e terapia manual para diminuir o tempo de repouso, restaurar a funcionalidade e acelerar a recuperação e o retorno as suas atividades diárias.

Conceito Mulligan

Conceito Muligan

É uma técnica de terapia manual que reúne manipulação passiva e movimento ativo do indivíduo. Visa à correção de falhas posicionais em uma determinada articulação, objetivando a melhora da dor e o aumento da amplitude do movimento. É uma técnica indolor e pode ser usada para todas as articulações.

Conceito Maitland

Conceito Maitland

É uma técnica de terapia manual que reúne manipulação passiva e movimento ativo do indivíduo. Visa à correção de falhas posicionais em uma determinada articulação, objetivando a melhora da dor e o aumento da amplitude do movimento. É uma técnica indolor e pode ser usada para todas as articulações.

Osteopatia

Oeteopatia
A osteopatia é uma abordagem holística de cuidados de saúde que reconhece a importância da relação entre a estrutura do corpo e o seu funcionamento. Por meio da palpação é feito o diagnóstico osteopático, onde identificamos a causa de possíveis restrições articulares e teciduais em geral, e através de técnicas manuais recuperamos a função afetada.

 

Crochetagem (ou diafibrólise percutânea)

Técnica de Crochetagem

Criada pelo fisioterapeuta sueco Kurt Ekman, a técnica de crochetagem é um método indolor e não invasivo de tratamento das dores mecânicas do aparelho locomotor, como por exemplo, tendinopatia, miosites, fascites, epicondilites, pubialgia entre outras.

Recebe esse nome, pois é realizada por intermédio de um gancho próprio colocado e mobilizado sobre a pele do paciente que possibilita ao fisioterapeuta destruir as aderências de tecidos que possam estar limitando alguns movimentos, além de reativar a mobilidade muscular e melhorar o aporte de sangue à região tratada, o que permite uma reabilitação mais rápida do que a fisiologia natural do indivíduo.

O tratamento com a crochetagem pode estar associado a outras técnicas fisioterápicas como a Eletroestimulação Neuromuscular, Mulligan, Reeducação Postural Global e com a Fisioterapia Estética visando à mobilização de cicatrizes pós-operatórias, recuperando assim, a mobilidade normal da região e sua amplitude de movimento.

drenagem linfática manual

Drenagem Linfática Manual

É uma técnica manual que estimula a circulação linfática e ajuda o corpo na eliminação de toxinas, líquidos em excesso e na nutrição dos tecidos corporais. É indicada nos seguintes casos:
• Linfoedema Primário e Secundário;
• Linfoedema do braço pós – mastectomia;
• Edemas pós-operatórios e pós – traumáticos;
• Problemas circulatórios;
• Pós - cirurgia plástica e lipoaspiração;
• Varizes e pernas cansadas;
• Edemas da Gravidez;
• Celulite
• Retenção de líquidos

TRATAMENTO DE PREVENÇÃO DE QUEDAS PARA IDOSOS

Tratamento de prevenção de quedas para idosos

Com o passar dos anos, vamos envelhecendo e ficando mais suscetíveis à quedas. Por isso o tratamento de prevenção de quedas é indicado para evitar estes acidentes.

Este tratamento é realizado por meio de exercícios para manutenção e aumento de força muscular, controle postural, equilíbrio e coordenação. Auxilia o paciente a superar as constantes ameaças de quedas, melhorando suas capacidades funcionais e da vida diária.

KINESIO TAPING

Kinesio Taping

Conhecida também como bandagem funcional é um método de tratamento que, por meio de fitas adesivas, elásticas e hipoalergênicas (conhecidas também como kinesio tape) promovem estímulos sensoriais e mecânicos com efeitos duradouros e constantes na pele.

É indicada para prevenção e tratamentos de lesões musculares e articulares, além de auxiliar na diminuição da dor e sensações de desconforto.

.

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF)

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF)

Desenvolvida pelo médico Herman Kabat e a fisioterapeuta Margareth Knott, na década de 40 na Califórnia, a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP/PNF), é um conceito utilizado na fisioterapia para abordagem de pacientes com lesões ortopédicas e/ou neurológicas.

Considerando a pessoa como um todo, o conceito aborda positivamente os níveis estrutural, de atividade e participação social do indivíduo e utiliza padrões de movimentos na diagonal, objetivando facilitar a funcionalidade e o retorno às atividades diminuídas e/ou perdidas.

MassAGEM TERAPÊUTICA E RELAXANTE

Massagem Relaxante

É uma técnica aplicada por meio de movimentos suaves e firmes por todo o corpo. Tem como benefícios o relaxamento da musculatura, alivio das tensões e estresse, melhora da circulação sanguínea, removendo catabólitos e metabólitos (substâncias tóxicas da célula) prejudiciais ao organismo, além de aliviar a dor trazendo um efeito de bem estar, sensação de conforto e tranquilidade.

Fisioterapia Cardiorrespiratória

Fisioterapia Cardiorrespiratória
fisioterapia Cardiorespiratória

A Fisioterapia Cardiorrespiratória atua na prevenção e tratamento das pneumopatias e cardiopatias utilizando-se de diversas técnicas terapêuticas com o objetivo de alcançar um padrão respiratório funcional, reduzindo os gastos energéticos durante a respiração. O indivíduo será capacitado a realizar diversas atividades da vida diária sem promover grandes transtornos e repercussões negativas em seu organismo.

Exemplo de patologias que necessitam de atenção especial da Fisiotrapia Cardiorrespiratória: Bronquite, Asma, Insuficiência Cardíaca, Infarto Agudo do Miocárdio, Hipertensão Arterial, Fibrose Pulmonar, Bronquiectasia, Enfisema Pulmonar, Pré e Pós Operatório de Cirurgias Cardíacas, Cardiopatias Congênitas, Disfunções Respiratórias Secundárias à Cifoescolioses, Disfunções Respiratórias Secundárias à Doenças Neuromusculares, entre outras.

Shiatsu

Shiatsu

É uma modalidade de terapia manual baseada na medicina oriental. A Shiatsuterapia tem como objetivo tratar ou prevenir doenças pela estimulação de pontos nos meridianos energéticos através da pressão manual realizada em partes específicas do corpo.

O shiatsu melhora a circulação sanguínea, a absorção de nutrientes, aumenta a imunidade corporal e ajuda a combater os agentes externos e internos causadores de desequilíbrios energéticos e patologias ao indivíduo.

O tratamento consiste de um detalhado exame clínico, um aprofundado diagnóstico e um tratamento direcionado para cada caso. É indicado para quadros de dores de cabeça e enxaquecas, dificuldades emocionais (depressão, baixa autoestima), ansiedade, cansaço, insônias, distúrbios intestinais, perturbações menstruais, sinusite, tensão muscular e dores músculo-esqueléticas de modo geral.

A terapia com shiatsu proporciona uma sensação de bem estar e prazer combatendo os efeitos do estresse.

Reabilitação Vestibular

Reabilitação Vestibular

A reabilitação vestibular consiste no tratamento da tonteira, que aparece principalmente nas mudanças de postura, durando alguns segundos e pode estar ou não associada ao desequilíbrio, sendo chamada de Vertigem Posicional Paradoxística Benigna (VPPB).

A VPPB pode ser ou não, a caua isolada dessa tonteira. Pode ocorrer por uma série de fatores, mais em sua maioria, 58% é idiopática.

O tratamento tem como objetivo diagnosticar e tratar esse tipo de tonteira para que o paciente tenha uma melhora mais rápida e efetiva.

Estabilização Segmentar Vertebral

Reabilitação Vestibular

É um método que visa o fortalecimento da musculatura profunda da coluna e consequentemente melhora do controle motor, evitando assim movimentos articulares em excesso e a sobre carga da musculatura superficial.

A estabilização vertebral é indicada para pacientes que apresentam instabilidade vertebral, dor aguda ou crônica.

Posturologia

Reabilitação Vestibular

A posturologia foi desenvolvida pelo francês Bernard Bricot e estuda a relação entre a postura e as patologias crônicas do corpo humano. Esse método associa uma série de especialidades (fisioterapia, podologia, odontologia, oftalmologia, fonoaudiologia, ortóptica e clínica geral) no tratamento da postura corporal.
O método busca a causa dos desequilíbrios posturais e não apenas os sintomas. Também trabalha na prevenção e tratamento de patologias relacionadas à diversos desequilíbrios posturais como por exemplo dislexia, estrabismo, bruxismo, zumbidos, hérnias de disco,
dores musculares e/ou articulares, valgismo e varismo, desvios da coluna, fibromialgia, pés planos, enxaquecas, dentre outros.
A avaliação é feita analisando três captores: ocular, podal e
mandibular. Estes captores desregulam com facilidade. A
desarmonia entre eles resultam em assimetrias das cadeias
musculares e bloqueios com uma série de características.
Geralmente estão acompanhados com episódios de dor e/ou crises agudas (travamento).
Depois de colher os dados, é possível entender onde estão os problemas. O paciente é tratado com finas palmilhas especiais desenvolvidas de forma personalizada para cada paciente. No interior de cada uma delas existe um microprocessador com pequenos relevos que, através do pé, enviam uma freqüência que permite corrigir/harmonizar as cadeias musculares em disfunção. Em crianças e adolescentes, o corpo pode demorar ente 12 e 18
meses para reprogramar e corrigir qualquer desequilíbrio, em adultos e idosos, dependerá da gravidade das disfunções.

Fisioterapia Pélvica

Fisioterapia PélvicaFisioterapia PélvicaFisioterapia Pélvica

É uma especialidade da fisioterapia atua na prevenção e tratamento das disfunções do assoalho pélvico (musculatura que dá sustentação às vísceras), intervindo de forma não-cirúrgica ou pós cirúrgica, contribuindo para a melhora da qualidade de vida do paciente.

Atuamos por intermédio de exercícios e equipamentos que auxiliam no fortalecimento dos músculos deste assoalho.

O tratamento é indicado para pessoas do sexo feminino ou masculino com incontinência urinária e/ou fecal. Beneficiam-se desse tratamento, mulheres com estenose e aderências do canal vaginal, dores crônicas na pelve, histerectomia, prolapsos, endometriose, disfunções sexuais (vaginismo, dispaneuria, vulvodinia), pós-operatório de cirurgia bariátrica, câncer na região pélvica e homens que retiraram a próstata. Além disso, realizamos trabalhos específicos para gestantes no pré e pós-parto.Todos os materiais utilizados nos procedimentos são descartáveis e individuais.

O tratamento é indicado para pessoas do sexo feminino ou masculino com incontinência urinária e/ou fecal.

Beneficiam-se desse tratamento, mulheres com estenose e aderências do canal vaginal, dores crônicas na pelve, histerectomia, prolapsos, endometriose, disfunções sexuais (vaginismo, dispaneuria, vulvodinia), pós-operatório de cirurgia bariátrica, câncer na região pélvica e homens que retiraram a próstata.

Além disso, realizamos trabalhos específicos para gestantes no pré e pós-parto.

Todos os materiais utilizados nos procedimentos são descartáveis e individuais.

EXERCÍCIOS CIENTÍFICOS NA ABORDAGEM DA ESCOLIOSE

Exercícios científicos na abordagem da escoliose

(Scientific Exercise Approach to Scoliosis – SEAS)

A escoliose é uma deformidade tridimensional da coluna, tórax e tronco, que leva à alteração na postura. Em 80% dos casos não tem uma causa específica (escoliose idiopática), ocorrendo em crianças aparentemente saudáveis. Pode progredir durante a fase de crescimento e na vida adulta. Caso evolua à uma angulação crítica, existe maior risco para problemas de saúde e diminuição da qualidade de vida, além de necessidade de cirurgia.

O SEAS é um protocolo de exercícios italiano que se baseia, principalmente, em auto-correção ativa com objetivo de redução de incapacidades, redução e/ou estabilização da curva, podendo evitar cirurgia. Inicialmente esses exercícios são ensinados e supervisionados pelo fisioterapeuta e ao longo do tratamento o paciente ganha autonomia para a realização domiciliar.

Este protocolo de exercícios é um dos recomendados pela SOSORT (Sociedade Internacional de Tratamento Ortopédico e Reabilitação da Escoliose) como tratamento fisioterapêutico específico para escoliose, pois apresenta comprovação científica de sua eficácia.

Uma avaliação de rotina deve ser realizada para diagnóstico precoce da escoliose. Quanto antes iniciar o tratamento específico mais chances de benefícios, tanto em crianças quanto em adultos.

Atendimento Nutricional Personalizado

Atendimento Nutricional Personalizado

A nutrição tem um papel de destaque na prevenção e no tratamento de diversas doenças, assim como na melhora da disposição física, mental e no aumento da performance de atletas ou praticantes de atividade física. Para isso, é necessária uma alimentação equilibrada composta de alimentos cujos nutrientes promovam uma maior recuperação das reservas energéticas, preservem a saúde e mantenham o bom estado nutricional.

Na avaliação nutricional é colhido um recordatório alimentar baseado nos hábitos e horários de cada indivíduo, anamnese funcional com enfoque em sinais e sintomas clínicos relacionados a prováveis deficiências nutricionais, análise de exames laboratoriais recentes e, a partir daí, é elaborado um planejamento nutricional personalizado onde serão corrigidos possíveis erros e deficiências alimentares. Além disso, é realizada uma avaliação da composição corporal para verificação, controle e adequação do percentual de gordura corporal.

A reeducação alimentar promove uma alimentação quantitativa e qualitativamente equilibrada com conseqüente melhora da sua saúde e do seu estado geral.